sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Redes sociais que vão além do voyerismo
Por Garota MAD


Quando se fala em redes sociais, Orkut é possivelmente a primeira palavra que vem na cabeça da gente. Mas tem ainda Hi5 (vivo recebendo convites mas me recuso a entrar), MySpace, Facebook...

A grande maioria das redes segue a linha big brother e Maria Bethânia (Como vai você? Eu preciso saber da sua vida). Mas há outras como o LinkedIn e NotchUp que merecem um pouquinho mais de atenção. Elas permitem que você crie uma rede internacional de relacionamentos profissionais e acompanhe as mudanças que acontecem nas carreiras de seus contatos.

No LinkedIn, ao cadastrar seu currículo o programa procura no banco de dados seus antigos conhecidos. Gente com quem você estudou ou trabalhou antes. A busca por nome ou empresa também ajuda no processo de reencontro e até no processo de networking. Vai que de repente você quer fazer parceria com uma empresa X e descobre através do LinkedIn a pessoa exata que você deve procurar. Os headhunters e recrutadores do mundo também estão nessa rede, de olho em você e há sempre oportunidades profissionais pintando na área.




No NotchUp, ainda em versão beta, as empresas que convidam você para uma entrevista até te pagam para entrar em contato. Já pensou? Acho que funciona um pouco como os links patrocinados do Google, Yahoo e web a fora. Fui apresentada a essa última por um amigo da Espanha e ainda estou para testá-la propriamente... mas que a proposta é interessante, isso é!

Nenhum comentário: