sábado, fevereiro 16, 2008

Nike ID - Web 2.0 criando sapatos e vendas
Por Garota MAD


A iniciativa já está circulando pela internet há mais de um ano, mas vale ser registrada aqui. O projeto Nike ID é certamente um exemplo de sucesso de aplicações de web 2.0 na indústria de calçados esportivos com retorno financeiro off line.

O site não só permite que você desenhe o modelo que mais teria o seu estilo, como dá às peças os nomes sugeridos pelos designers (gente que nunca teve uma aula de desenho ou estudou moda na vida) e, detalhe importantíssimo, põe as criações à venda.

Isso quer dizer que além de comprar um Nike exclusivo e personalizado, o tênis que você criou ainda pode ser vendido via internet para outros internautas que compartilham do seu gosto. Pra ficar melhor do que isso só faltava a Nike dar um percentual das vendas para os criadores das peças.

É uma tremenda ação de marketing, produção e vendas. Os internautas criam os tênis, abram mão dos design rights, compram os calçados e ainda compartilham a informação com os amigos (se encarregando da divulgação boca a boca - que ainda por cima é gratuita).


Nenhum comentário: