quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Desculpas, reconciliação e compen$ação
Por Garota MAD


No último dia 13, a Austrália deu um passo polêmico em sua história. O primeiro-ministro Kevin Rudd desculpu-se formalmente à comunidade aborígene pela mácula das gerações roubadas.

A verdade é que os nativos da Austrália e os degredados ingleses que por aqui se estabeleceram e criaram esta nação nunca se entenderam. Choque cultural? Com certeza...

Uma história muito parecida com a do nosso Brasil, até. Mas o que aconteceu pelas bandas de cá foi que, ao invés de dar as costas aos aborígenes, um político decidiu dar a eles a oportunidade de mudar de vida e integrarem-se à sociedade civilizada.

O governo australiano foi então atrás das crianças nativas, tirou-as do convívio com a família e deu-lhes novas identidades. Assim, do nada. Sequestraram as crianças que viraram então propriedade do estado australiano, negando o direito à sua herança cultural.

O tema é polêmico e eu confesso que ainda não tenho opinião formada. Há quem diga que o ato foi necessário para proteger os pequeninos, porque essas crianças sofriam todo tipo de abusos quando em sua comunidade de origem. Outros dizem que o que houve foi pura segregação racial e que as crianças foram levadas para o que lembravam campos de concentração.

Os que foram roubados, como vcs podem ver no vídeo abaixo, contam que sob a tutela do governo foram estuprados, passaram dias sem comida e lamentam nunca mais terem reencontrado sua família. Exatamente o que o governo queria impedir. Hoje, eles são pessoas com 50 - 60 anos. E que não exatamente se integraram à comunidade branca.

O que o Kevin Rudd propõe com o pedido de perdão é um recomeço, é reconciliar a população. É construir o futuro da Austrália com a participação dos descendentes originais da terra, é tomar as decisões em conjunto considerando os interesses dos dois grupos. A proposta é justa. Mas alguns aborígenes (como o barbudo que sequer carrega traços aborígenes no vídeo abaixo) falam que o querem é compensação financeira, não reconciliação.

Isso ainda vai dar tanto o que falar... Sem mais para o momento, segue o prometido vídeo.

SORRY porque está em inglês e sem legendas, mas acho que dá pra vcs pescarem alguma coisa. O barulho de fundo é do didgeridoo, instrumento aborígene feito com ex-galhos de árvores. O sopro, que produz o som, é conhecido como o canto das almas.


Um comentário:

Unknown disse...

Minha querida garota MAD! Leio toas as suas postagens mas não consigo entender a sua linguagem tão especializada,mesmo assim, me delicio com as leituras. Você nem imagina o quanto me orgulho de ser a sua mãe e o quanto continuo a lhe admirar do lado de cá do mundo.Parabéns!!!