domingo, outubro 01, 2006

Quem vai ganhar na Eleição Photoshop 2006?
Por Manuela Allain Davidson


Domingo, 1 de Outubro de 2006. Dia de sair de casa para escolher novos representantes do povo, pelo povo e para o povo brasileiro. Boto o primeiro pé na rua – ansiosa para mostrar ao maridão australiano que até eleição no Brasil vira Carnaval – e os primeiros vestígios de boca-de-urna no chão gritam pedindo post. Alguém além de mim notou os tratamentos de beleza que o Photoshop deu a nossos candidatos?

Na minha rua, que é até bem pacata – alguns amigos dizem que eu não moro, me escondo – Jarbas, Mendoncinha e Terezinha Nunes (foto) me deram bom dia com sorrisos impecavelmente brancos, cabelos perfeitos e sem nenhum sinal de cansaço, rugas ou espinhas no rosto. Lifting facial de primeira, diga-se de passagem. Está de parabéns o profissional de tratamento de imagens contratado pelos políticos da direita pernambucana.

Não sei se porque cheguei na amada terra Brasilis há pouco tempo, mas essa eleição teve um sabor diferente pra mim. Foi um quê de apatia que nem essa saudação matinal do trio mencionado aí em cima me convenceu de que ir às urnas hoje seria a coisa certa a fazer. Senti falta das disputas entre militâncias, das bandeiras, do barulho, do calor humano, da adrenalina do pleito. Mas entrei na onda de uns adolescentes questionadores e terminei indo votar de nariz de palhaço.

O presidente que eu ajudei a eleger há quatro anos era um cara de personalidade – aparentemente. Mas desde que subiu o Planalto, os escândalos se acumulam em sua administração e o pior de tudo é que ele é sempre o último a saber... É decepcionante ver que aquele em quem depositamos tanta fé não consegue sequer assumir os próprios erros. Tinha que votar de palhaça mesmo, não é não?

As escolhas que me levaram às urnas este ano – secretas até segunda ordem – não tiveram expectativas envolvidas. O que me faz lembrar de quando a Miranda, de O Diabo Veste Prada, contratou sua 'nova Emily'. Desta vez, eu não espero NADA desse pessoal. Mas se nos próximos quatro anos eles quiserem me devolver o pouquinho de fé que já tive na política brasileira um dia, eu agradeço. E vocês? O que esperam dos candidatos Photoshop que ajudaram a eleger este ano?

Nenhum comentário: