quinta-feira, agosto 03, 2006
Recife no centro das pesquisas de TV móvel
Na semana passada a finlandesa Nokia finalmente saiu da moita, como dizemos aqui no Recife. Brincadeiras a parte, o que a multinacional de comunicações fez foi anunciar oficialmente a abertura de um centro de pesquisa e desenvolvimento na capital pernambucana que deverá, entre outras coisas, investir pesado em construções e desconstruções de TV Móvel - e Internet móvel também, claro.
TV digital, independente da plataforma (satélite, cabo, terrestre, Web ou móvel) é mesmo um assunto que está com a bola toda no Brasil. E quem é besta de perder esse filão de negócios que ganha força no País depois de uma década de indecisões e falta de informação?
Mas meu 'sentido aranha' alerta que há algo mais vindo por aí em termos de convergência de mídia. Lembram que no meu último post eu mencionei que a Nokia havia feito parceria com uma grande empresa de smartcards para oferecer serviços diferenciados - como transformar o seu aparelho de telefone celular em um cartão de crédito ou vale-transporte digital?
O depoimento que o Aldenor Martins, gerente de Tecnologia do Instituto Nokia de Tecnologia (INdT), deu ao Jornal do Commercio na quarta (02/08/2006) deixa claro algumas intenções da empresa no Recife. “Nossas pesquisas são voltadas principalmente para as áreas de multimídia, jogos e entretenimento, voz sobre IP, conectividade, plataformas, mas principalmente TV digital”. Mas pra mim há outras pistas nas entrelinhas do que falam sobre conectividade. "Serão estudadas as áreas de WiFi, Bluetooth e Universal Plug and Play (UpnP)".
Claro que sou entusiasta com o que os 35 pesquisadores - que já trabalham entocados no INdT Recife há mais de um ano - estão desenvolvendo (e louca pra me juntar a eles). Mas minha cabeça infante não consegue deixar de imaginar cenas surreais - mas tecnologicamente possíveis - como esta que narro a seguir.
Convenhamos que o celular é um bichinho danado de popular. Até os flanelinhas do centro da cidade circulam devidamente equipados para atender por telefone solicitações de clientes (extorquidos) por vagas de estacionamento. Daqui a pouco, ao invés de exigir os R$ 2 em espécie pela folhinha da Zona Azul (que em qualquer outro ponto do Recife custa apenas R$ 1) a máfia dos flanelas poderá começar a cobrar em transferências eletrônicas de celular pra celular. Ou pior, a bandidagem descobre que não precisa mais bater carteira, basta conectar discretamente celulares por infra-vermelho, wi-fi, bluetooth ou sei lá mais o quê e... era uma vez o seu dinheiro!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Manuela e Ana, parabéns pela idéia do blog. Novas Midias inova e promove ação. boa sorte e obrigado. jayme
A gente é quem agradece, Jayme! Volte sempre que puder e solte o verbo!! Toda contribuição é válida! :) Beijão
(Não sei bem o que são "flanelas", mas faço uma ideia...)
É que, por aqui, nesta ilhota no meio do Atlântico, aparentemente longe de tudo, as tecnologias não só nos aproximam uns dos outros, como nos ligam a todo o mundo. Claro que os telemóveis (i.e. os "celulares") ajudam.
Com o objectivo de aproximar as famílias das nossas 200 escolas, criámos uma plataforma (PLACE) que, entre outras facilidades, permite que, a partir de agora seja muito mais fácil a um sem número de utilizadores poderem ficar a par de diversa informação bem como comunicar rápida e eficazmente com diversos outros utilizadores da PLACE.
Os pais e encarregados de educação serão certamente quem mais rápida e facilmente irão beneficiar deste importante recurso pois ser-lhes-á possível acompanhar de forma muito mais cómoda e eficaz o percurso escolar do seu filho/educando. Desde saber que o seu filho mais novo se encontra na creche um pouco doente até ficar a saber que o seu filho mais velho já atingiu o limite de faltas na disciplina de Química, tudo isto se irá reflectir num maior e melhor acompanhamento e integração de pais e encarregados de educação no dia a dia escolar dos seus filhos.
Mas não só! Direcções Executivas de estabelecimentos escolares poderão comunicar com Directores de Turma e Professores, informando-os de diversos aspectos que queiram com estes tratar, Direcções e Serviços Regionais poderão entrar em contacto com diversas outras entidades no seio da SRE, etc.
Se a plataforma PLACE já reúne tantos e tão variados serviços como sejam a gestão de alunos, os inquéritos estatísticos, os concursos e os simuladores, agora passa mesmo a envolver toda a gente ligada à educação na Região Autónoma da Madeira num mesmo processo, partilhando dos mesmos saberes, preocupações e objectivos e procurando trabalhar para um mesmo fim: a melhoria contínua e constante do sector educativo desta região e, por via desta, a contribuição para o seu desenvolvimento.
(E um beijo português para a Manu!!)
Nandes
Olha pra isso... quer dizer que agora, em Portugal, até os pais recebem SMS de controle quando seus filhos estão cabulando aulas?! Boa contribuição, Nandes! Obrigada :)
Postar um comentário