quarta-feira, agosto 09, 2006



AdSense: bom senso empreendedor para censo de mercado


Imagino que vocês, como eu, cresceram ouvindo que ninguém aprende nada se não estudar. Ou que a melhor forma de aprendizado é a de tentativa e erro. Não sei se é por isso, porque sou jornalista, ou ainda pior, porque sou mulher e toda mulher sofre de um mal universal conhecido como curiositatis accutis que eu peguei essa mania de 'pagar pra ver'. No caso do AdSense, ser paga para ver.

Esse banner azul daí de cima é a mais recente novidade do MADPixel Mundo Digital. Já que não dá pra ficar milionária com a Mega Sena, quem sabe os anúncios do Google não me deixam pagar pelo menos o BigMac do mês ou o filminho da semana? Um conhecido de um conhecido meu (eu conto o milagre mas não revelo o santo) abocanhou recentemente um cheque de US$ 550 com os anúncios AdSense veiculados em seu site de fofocas televisivas. Nada mal, hein? Pena pra ele que o dólar anda em baixa ;).

Minha resistência inicial em aderir ao AdSense foi vencida por sugestão de amigos leitores do blog. Como jornalista, acredito que associar anúncio a informação é sempre uma coisa meio cabulosa e não queria ficar de rabo-preso na Web. Mas depois de ler o pequeno contrato do Google e ponderar um pouco, achei que seria uma experiência interessante. Especialmente para um blog que se propõe a dissecar novas mídias e devaneia quanto a aplicações tecnológicas.

Enquanto o Google usa o AdSense para oferecer anúncios direcionados a nichos específicos de mercados, eu estarei usando o AdSense como uma aula prática de empreendedorismo online. E não se preocupem, como a idéia do MADPixel é compartilhar e multiplicar informação, deixarei vocês postados sobre a evolução da empreitada.

Pra princípio de conversa, notem que o banner do alto é de serviço público (campanha para angariar doações para as vítimas dos furacões que atingiram os EUA do ano passado pra cá). Apesar de ser uma campanha digital de finalidade nobre, o conteúdo publicitário não tem nada a ver especificamente com o mundo digital de que trata o MADPixel. Isso é porque o blog estará sendo avaliado nos próximos dois dias pelos administradores do AdSense e só depois disso seremos aceitos - ou não - como mídia digital aprovada para distribuição de anúncios comerciais específicos.

O AdSense é uma ferramenta de censo de mercado do Google. Com a adoção dessa tecnologia, administradores ou editores de sites, blogs e companhia limitada veiculam anúncios setorizados e são pagos de acordo com o uso do espaço e a performance dos anúncios.

Quem tem Gmail (a caixa postal 'gygantesca' do Google) já está acostumado a receber com suas mensagens uma série de links que parecem acompanhar o conteúdo do e-mail recebido. Isso é viabilizado pela 'varredura' de conteúdo que a empresa de pesquisas faz nas mensagens de seus usuários - a mesma utilizada pelo AdSense nos sites que se candidatam a parceiros.

É essa contrapartida publicitária que possibilita ao Google disponibilizar o número de caixas postais que mantêm, com espaços de 2GB por usuário. E está tudo amparado pela lei. No contrato de adesão, os usuários abrem mão de sua privacidade, autorizando o Google a fazer o scan de informações e enviar anúncios/links relativos junto às mensagens que recebem.

Inteligente...? Muito!

Quem quiser saber mais ou aderir ao serviço, fica o link:

» AdSense



6 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito da informação. Estou pensando em construir meu blog - voltado à área de politica economica e empresariado - e abrirei para este expediente.
Obrigado pela dica.

Gustavo disse...

Vi um cheque semelhante nas mãos de um amigo meu... hehhehe. Ou seja: é verdade! E se tu quiser investir um pouquinho, pode anunciar por, sei la... 20 reais no proprio google, e ampliar tua visitação. Um círculo vicioso. Tu paga, o povo entra, e eles te pagam! Fidelização de clientes em projeto inicial também seria uma boa palavra. :) Ps: gostei mais do espaço de comentario em popup, viu?

Manuela Allain Davidson disse...

Pois é, GB! Precisando de ajuda, tô às ordens. Gus, ótima idéia a do ciclo vicioso. Será o próximo passo, heheh!! Hoje quando acordei e chequei minha mailbox já tinha recebido o primeiro email de boas-vindas do AdSense. Eles me deram um link pra checar a performance do blog, número de acessos, número de clicks aos anúncios... enfim :) De ontem pra hoje tivemos uns 60 visitantes silenciosos, o que já é bem legal! Os anúncios setorizados devem começar em algumas horas, porque o Google ainda vai fazer o crawling (rastejamento, varredura) no espaço! Mantenho vocês informados!! E obrigada pelas dicas e participação, pessoal! Bjos a todos :)

julianaxl disse...

manu, parabens pelo blog, ta otimo!
sabe que quando eu comecei com o "comida nao entra" eu titubeei e acabei nao topando colocar o adsense la. agora quem sabe, ne?
falando nisso, menina, tenho que dar um gas nos meus textos. ta paradao, paradao...
beijos!

Anônimo disse...

Manu, acho que os anúncios são randômicos! Por falar nisso, é uma expressão que ainda se usa ou eu tô mais obsoleta do que imaginava? ;) Beijos e parabéns pela iniciativa,

Manuela Allain Davidson disse...

Ju, Lari, obrigada pela presença e pela força ;) Quero que o MADPixel seja um espaço super interativo, o que quer dizer que não é feito só por mim ou pela Anna - que em breve estará estreando em posts - mas por cada um de vocês que passa, lê e tem uma opinião pra dividir com a gente! O Comida Não Entra é show, Ju! Espero que vc volte a se inspirar e mantenha a gente sempre atualizado. Lari, randômico é perfeito!! :) Esses anúncios do AdSense são assim mesmo. Mudam a cada F5. Com relação ao foco deles, eu acho que eles estão esperando ler mais textos do MADPixel pra filtrar melhor as veiculações publicitárias. Por enquanto tá dando um pouco de tudo, até remédio homeopático e produtos de soja :P