quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Blu-Ray vence guerra contra HD-DVD
Da IT Web

... Na Austrália essa batalha já estava ganha há tempos ...

A guerra de formatos da nova geração de DVDs acabou oficialmente nesta terça-feira (13/02) com um comunicado da Toshiba de que não irá mais "desenvolver, produzir e comercializar gravadores e players de HD DVD".

A empresa garantiu, no entanto, que continuará a prestar suporte e serviços aos consumidores que compraram produtos com esta tecnologia e manterá a colaboração com as companhias que se juntaram a ela para desenvolver o mercado de HD DVD, como os estúdios Universal, Paramount e DreamWorks, além da Microsoft, Intel e a HP.

"A Toshiba estudará possíveis colaborações com estas empresa para explorar oportunidades de negócio futuras, utilizando os ativos desenvolvidos com o desenvolvimento do HD DVD. O envio de gravadores e players para as revendas será reduzido e se encerrará no fim de março. A produção em massa de drives para consoles (no caso o Xbox 360) e para PCs também acabará no mesmo período.

As especulações sobre o posicionamento da empresa surgiram no fim de semana, quando uma fonte afirmou à agência de notícias Reuters que a Toshiba tomaria esta decisão.

"Nós analisamos cuidadosamente os impactos de prosseguir com chamada 'guerra de formatos da próxima geração' e concluímos que uma decisão rápida ajudará o mercado a se desenvolver melhor", afirmou Atsutoshi Nishida, presidente e CEO da Toshiba Corporation.

No comunicado desta terça-feira, a Toshiba não afirma se irá apoiar o padrão Blu-Ray. Mas Nishida afirmou, após o anúncio que isto não irá acontecer. A Toshiba continuará a apoiar o padrão atual de DVDs e com os esforços para "permitir que o público tenha acesso a conteúdos em alta definição", com o desenvolvimento de módulos de memórias NAND flash de alta densidade, CPUs da próxima geração, tecnologias sem-fio e de encriptação.

Nenhum comentário: