terça-feira, outubro 10, 2006

Google faz aposta bilionária no YouTube
Por Manuela Allain Davidson


O valor oficial ainda não foi divulgado, mas esta semana as especulações foram de que o Google teria oferecido US$ 1,6 bilhão para comprar o site de vídeos mais bem sucedido da web mundial, o YouTube. Criado em fevereiro de 2005, o YouTube rapidamente virou mania. Hoje, Chad e Steve, criadores do serviço, lançaram um vídeo amador bem ao estilo do seu site para comunicar a fusão de 'dois reis', oficializando a venda e acalmando os usuários com a notícia de que o serviço continuará como é hoje. Como eu queria ser nerd pra ser criativa como esses dois caras e bilionária antes dos 30, meu Deus! :)

Enquanto os usuários do YouTube se preocupam com conversas sobre direitos autorais - o que dificultaria a distribuição de videos piratas que a turma anda disponibilizando no site - e a gratuidade do serviço, a única garantia que os usuários da comunidade YouTube têm é a palavra de dois brincalhões programadores que não conseguem parar de sorrir com a idéia de ter seu talento e criatividade premiados com cifra bilionária.

Confira a íntegra da declaração deles na tradução feita abaixo.




CHAD - Oi pessoal, somos Chad e Steve, co-fundadores do YouTube a gente só queria agradecer e dizer que hoje temos notícias excitantes pra vocês: nós fomos comprados pelo Google.

STEVE - É, obrigado! Obrigado a cada um de vocês que tem contribuído para a comunidade YouTube. Nós não estaríamos sequer perto de onde estamos agora se não fosse a ajuda desta comunidade. Muito obrigado!

CHAD - Vamos continuar comprometidos em desenvolver o melhor serviço para vocês, com os mais inovadores serviços, ferramentas e tecnologias para que você continue se divertindo em nosso site.

STEVE - A parte mais irresistível disso é poder realmente nos concentrar em características e funcionalidades para a comunidade. Certamente temos ouvido os problemas que vocês têm nos comunicado através do serviço de atendimento ao cliente. Estamos organizando todas as nossas energias e esforços em construir a comunidade e resolver todos esses problemas que vocês vem tendo.

CHAD - E isso é ótimo! Dois reis se juntaram (Google e YouTube) para construir ainda mais inovações pra você.

Chad e Steve caem na gargalhada, pensando no que dizer logo após se coroarem reis da Internet - um universo de dimensões inimagináveis, sem barreiras geográficas e bilionário.

CAMERAMAN - O que isso significa para o usuário da comunidade?

CHAD - Dois reis se juntaram. O rei das buscas e o rei de vocês se juntaram e vamos fazer isso ao nosso jeito...

Os dois terminam em gargalhadas, brincando até com o trocadilho de que 'dois reis se juntaram' - ao invés de um rei e uma rainha - como se os internautas pudessem entender que os tais reis são Chad e Steve ao invés de YouTube e Google.

3 comentários:

Anônimo disse...

Vale a pena comentar numa proxima oportunidade sobre mais um novo e genial serviço da Google: http://docs.google.com/

Hulshof disse...

Pura sorte... o Google já tinha um serviço de vídeo similar, e existiam outros na Net. Sem diferenças técnicas. O google não comprou tecnologia, não comprou mentes, o google pagou 1.7 bilhões de dólares por uma marca. Não existem nenhuma fórmula mágica pra fazer o sua marca (Brand) crescer em conhecimento como aconteceu com o Youtube. O Marketing "viral" internético ainda é um mistério pra mim... Porque o Google, com muito mais recursos, muito mais estrutura, e um serviço similar não foi tão bem sucedido. Se você tiver a explicação para o porque do sucesso do Youtube você terá a fórmula para ser uma Nerd bilionária aos 30. ;)

Na minha opinião... pura sorte.

Manuela Allain Davidson disse...

Carlos, Pancho, desculpem a demora em responder... Ando meio com a vida de pernas pro ar por aqui!

Mas então, muito legal tua sugestão de post, Carlos. Coincidência que no mesmo dia que você deu a idéia, um amigo estava testando a nova ferramenta comigo!

Pancho, é realmente difícil descobrir o ingrediente 'X' do YouTube - se fosse fácil, ninguém pagaria um centavo por isso, que dirá US$ 1.65 bi, concorda? Mas pode deixar que se eu descobrir a fórmula do sucesso eu... GUARDO ;) hahahah!! Beijo e até a próxima!