quarta-feira, agosto 23, 2006


Podcast influencia nova geração de TV digital
Por Manuela Allain Davidson

A Anna estava falando dia desses sobre podcast e eis que eu me deparo com essa preciosidade. O texto que vocês vão ler a seguir é uma tradução livre (com leves adaptações) e revela como o podcast é chave no desenvolvimento da próxima geração de STB para IPTV

Mais de seis por cento dos adultos dos Estados Unidos, ou cerca de nove milhões de internautas, baixaram podcasts nos últimos 30 dias, segundo pesquisa recente divulgada pela Advanced-Television.com. Em menos de dois anos desde que a febre dos podcasts começou, essa tecnologia de rápido crescimento tornou-se uma ferramenta necessária a comunicadores, vendedores de mídia moderna e anunciantes, de acordo com ‘The Economics of Podcasting’, de Larry Gerbrandt, analista de mídia sênior da Nielsen Analytics.

Segundo Gerbrandt, o verdadeiro valor do podcasting reside fora da indústria de mídia, como um importante meio de comunicação em negócios, educação e política - áreas onde blogs como o nosso MADPixel, por exemplo, já fincaram raízes. Avanços em formatos RSS e a expansão do acesso a banda larga tornariam possível reunir uma vasta gama de conteúdo em texto, áudio e vídeo através de um espectro cheio de plataformas de mídia. "Mas, como em muitas outras formas de tecnologia, é provável que sejam os consumidores quem decidirão sobre o seu futuro", diz Gerbrandt.

"De fato, é possível que podcasting - especialmente vídeo podcast - possa se tornar um meio padrão para a distribuição de conteúdo para a próxima geração de set-top boxes que estão sendo desenvolvidas para conectar a TV à Internet. Os equipamentos serão essencialmente PCs mas vão ser adaptados a uma interface específica com displays de TV. Em algum momento eles deixarão de ser chamados de podcasts - um termo que sugere que eles só podem ser acessados através de um iPod.

Gerbrandt destaca que qualquer PC capaz de reproduzir áudio/vídeo tem a habilidade de receber e rodar podcasts. "Como o que realmente diferencia podcasts nas transmissões streaming de áudio e vídeo e no download desses arquivos é a capacidade de sindicância, o uso crescente de tags de conteúdo e RSS pode determinar o uso da tecnologia de podcasting na próxima geração de STB e equipamentos portáveis/móveis", conclui.

GLOSSÁRIO

IPTV - forma de transmissão e recepção dos sinais de TV que usa o protocolo da Internet

TV Digital
- é a velha e boa tevê, com imagens, áudios e dados recebidos em pacotes de informação digital por um conversor doméstico (STB).

Podcast - método de distribuição de arquivos multimídia através da Internet, usando os formatos de sindicância Atom ou RSS. O nome é variação do famoso MP3 player da Apple.

Blog - vem da combinação das palavras Web e log. No bom e velho português, é um registro na Internet.

Set-top boxes (STB) - é o conversor de dados da TV digital, quem tem tevê por assinatura em casa já conhece.

PC - computador pessoal.

iPod - o MP3 Player da Apple (que agora já é até MP4 Player e também reproduz vídeos e programas de TV com perfeição).

Streaming - tecnologia que permite o envio de informações multimídia através da Internet. Em conexões de banda larga, a velocidade é tão elevada que dá a sensação de transmitir áudio e vídeo em tempo real.

2 comentários:

Anônimo disse...

Cara Manuela

Fiquei sabendo de seu blog pela Carla Perdiz. Muito interessante. Faço parte de um coletivo que também acompanha este debate. Acesse: www.intervozes.org.br/blogdatvdigital

Jonas Valente

Manuela Allain Davidson disse...

Jonas, pra te dizer a verdade, eu devo ser uma dos visitantes fixos do seu blog. Faço parte de algumas comunidades sobre TVD no Orkut e foi assim que descobri a produção de vcs! Estou sempre 'farejando' novidades sobre o assunto e bateu-virou estou por lá. Ele está bem legal, recomendo sempre aos interessados pelo tema.

E que coisa bacana que a Carlinha te indicou o MADPixel! Espero que você volte sempre e se sinta bem a vontade para dividir suas opiniões conosco neste espaço ;) Até a próxima!